Notícias
4º Workshop sobre Segurança do Paciente será no dia 11 de abril


O HGC (Hospital Geral de Carapicuíba) vai realizar no dia 11 de abril, às 9h, a 4ª edição do Workshop Segurança do Paciente. O evento será no auditório do hospital e é direcionado a todos os colaboradores.


O objetivo é intensificar as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e preconizadas pela JCI (Joint Commisssion International).


Essas metas estão relacionadas à identificação do paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais; melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos e prevenção de queda e lesões de pele.


Por meio do workshop, o HGC pretende intensificar as práticas e ações para diminuir ou eliminar os riscos de danos desnecessários relacionados ao cuidado em saúde.


Programação

A programação de palestras será aberta pelo médico intensivista Leonardo Bauer, com o tema “Empoderamento na Assistência à Saúde”. Titulado pela AMIB (Assciação de Medicina Intensiva Brasileira), ele também é diretor operacional do Imed Group. 


A professora e especialista em Enfermagem Pediátrica e Pediatria Social pela Universidade Federal de São Paulo, Ariadne da Silva Fonseca, vai ministrar o tema “Desafio de Engajar a Enfermagem na Cultura de Segurança Paciente”. Ariadne também é gerente do Centro de Simulação e Pesquisa São Camilo.


José Ribamar Carvalho Branco, médico infectologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo fará a terceira palestra sobre o “Paralelo entre Relacionamentos e Sistema de Saúde”. Carvalho Branco é diretor-executivo Instituto Brasileiro Segurança do Paciente, diretor-clínico do Hospital São Camilo-Santana e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica.


A professora Anatália Basile, doutora em Ciências da Saúde na área da humanização da assistência ao parto, vai ministrar a palestra “Assistência do Parto Seguro”. Ela também é especialista em Enfermagem Obstétrica e Gestão em Saúde.


O evento também vai contar com os seguintes moderadores: a gerente de enfermagem Simone da Silva; a coordenadora médica da UTI e pronto socorro Andreia Maciel, a diretora técnica do HGC, Maria Paula Loureiro de Oliveira e o diretor geral do HGC Fernando Rodrigues.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP