Notícias
Dia do Enfermeiro: o profissional do cuidado


Dedicação, cuidado e carinho pela vida humana. Esse pode ser o resumo do que significa o trabalho de um enfermeiro. Profissão tão importante, que acabou ganhando uma data comemorativa especial: o Dia Internacional da Enfermagem, em 12 de maio.

Para homenagear os 122 enfermeiros que atuam no Hospital Geral de Carapicuíba, batemos um papo com a Simone da Silva, gerente assistencial do HGC, onde atua desde 2010. Ela é responsável pelos setores de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social

Enfermeira há 13 anos, a relação da Simone com hospitais e pacientes começou muito antes, lá no ano de 1992, quando trabalhou como auxiliar e técnica de enfermagem. De acordo com ela, uma profissão desafiadora, porém, gratificante. 

“O maior privilégio é poder atuar todos os dias fazendo o melhor para o outro e crescer como ser humano. Não devemos perder a essência de manter a empatia e colocar-se no lugar da outra pessoa. Nos proporciona crescimento como ser humano. Amo essa profissão!”, destaca Simone. 

O principal desafio de um enfermeiro, segundo ela, é garantir a melhor assistência aos pacientes. “Temos que buscar sempre as melhores práticas para garantir os resultados e o reestabelecimento da saúde dos nossos pacientes”, revela. 

Ao longo de sua trajetória na saúde, Simone conta que vivenciou muitas histórias, que jamais são esquecidas. As que ficam sempre registradas, são aquelas em que pacientes muito graves evoluem, melhoram e têm alta. 

“Lembro que uma vez cuidamos de uma criança vítima de um acidente muito grave, que recebeu o tratamento e sobreviveu. Depois de um tempo, recebemos o paciente e a família dele, agradecendo todo cuidado prestado. Eles nos entregaram uma foto do aniversário dele. Foi muito emocionante! ”, finaliza. 

Na história 

O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser comemorado no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. É uma homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio e termina em 20 de maio, com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

 

 



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP