Notícias
Primavera: saiba como evitar doenças na estação das flores


Vivemos o início da primavera, uma das estações mais poéticas e aguardadas do ano por fazer a transição entre o frio característico do inverno para o calor do verão. Entretanto, esse também é um período em que ficamos mais suscetíveis a algumas doenças. Para preveni-las, especialistas dão dicas que podem ser fundamentais nesse processo.

Alergias

Profissionais da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), afirmam que na Primavera, os alérgicos costumam sofrer mais devido à alta quantidade de pólen presente no ar. Quem tem sensibilidade a esse agente alergênico precisa manter rinites e asmas sempre controladas.

Procure manter os ambientes arejados, seja em casa ou no trabalho. A ventilação faz com que o sol entre e o ar circule impedindo o acúmulo de grãos de pólen e de ácaros, este último característico da umidade da estação.

Hidratação

O calor e a umidade presentes no ar, além dos ventos constantes, podem danificar a nossa pele. O contato constante pode ferir a superfície cutânea, causando ressecamento. Esse processo pode causar ressecamento, esbranquiçamento, descamamento, coceiras e até mesmo fissuras.

Além de beber bastante água (sempre) é recomendado o uso de hidratantes corporais pelo menos duas vezes ao dia. Para quem tem uma pele mais sensível, os especialistas recomendam uso de cosméticos neutros, sem odores específicos.

Sol

Outra dica é a utilização de protetor solar. No inverno tendemos a passar mais tempo em lugares abrigados, longe dos raios solares. Por conseguinte, a pele fica mais sensível. Já na primavera, devido ao calor, procuramos lugares abertos para caminhar, estar com os amigos e despender tempo. 

Alimentação

E como a saúde do corpo é conectada, é preciso fazer algumas adequações a alimentação também. No inverno é comum ganharmos alguns quilinhos a mais, uma vez que aumentamos a ingestão de carboidratos em pães, massas e bebidas quentes.

Na primavera, você pode adicionar frutas como o maracujá, rico em vitaminas dos complexos Be C, além de ser um calmante natural indicado para reduzir a ansiedade. O morango, rico em oxidantes; jabuticaba, que melhora o trânsito intestinal e a banana-nanica, rica em potássio, o que ajuda a controlar a pressão arterial.

Dengue

Ainda em saúde, o Ministério da Saúde recomenda atenção quanto a doenças pouco comentadas no inverno como a dengue. A intensificação das chuvas aumenta a vigilância contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A participação de todos na eliminação de criadouros do vetor da dengue, zika e chikungunya é fundamental para a chegada de um verão sem epidemias e surtos dessas doenças.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP