Notícias
Data chama atenção para prevenção do reumatismo


Reumatismo, na verdade, não é uma doença, mas um termo geral para caracterizar cerca de 130 doenças que afetam, principalmente, as articulações (juntas), embora também possam afetar os sistemas respiratório, gastrointestinal e a pele, entre outras partes de nosso corpo. 

Celebrado no dia 30 de outubro, o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo chama atenção da população sobre prevenção e tratamento das doenças reumáticas. A data é de extrema importância, já que, se não forem tratadas, essas doenças podem impactar de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes.

De acordo com médicos especialistas na área, o cuidado e o manejo das doenças reumáticas inclui tratamentos diversos (com a utilização de práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física, entre outros) e tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos).

O reumatismo é um termo genérico, ou seja, ele relata a todas as doenças reumatológicas. A pessoa descobrirá a sua doença reumatológica, seja qual for, através da história patológica, da anamnese e dos sinais e sintomas que irá mostrar ao médico. Exames físicos e outros exames complementares, sejam laboratoriais, imagem, indicarão as hipóteses diagnósticas de seu tipo de reumatismo. 

Ainda segundo especialistas, não existe uma regra ou uma "facilidade" de se encontrar essa ou aquela doença reumatologica. Pela prática de consultório observa-se uma maior tendência a doenças mais fáceis de diagnóstico como as dores crônicas e fibromialgia. Doenças articulares como artrite reumatoide e também artrose, lembrando sempre que pode aparecer qualquer doença reumatológica. 

Qualquer faixa etária pode apresentar algum tipo de doença reumatológica. Uma das mais conhecidas, o "reumatismo" termo genérico, dito antes, se leva em consideração sinais e sintomas apresentados pelo paciente, seja qual for a idade. Através dessas características encontradas, é que se encontrará o tratamento específico para determinada doença.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP