Notícias
Dezembro Vermelho: saiba como é o exame para detectar HIV


O exame para o HIV é feito com o objetivo de detectar a presença do vírus HIV no organismo e deve ser feito pelo menos 30 dias após a exposição a situações de risco, como relações sexuais desprotegidas ou contato com sangue ou secreções de pessoas portadoras do vírus HIV.

O teste de HIV é simples e é feito principalmente por meio da análise de uma amostra de sangue, mas também pode ser utilizada a saliva para verificar a presença do vírus no organismo. Todos os testes de HIV pesquisam os dois tipos de vírus existentes, o HIV 1 e o HIV 2.

O exame deve ser realizado no mínimo 1 mês após o comportamento de risco, pois a janela imunológica, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a possibilidade de detecção do marcador da infecção, é de 30 dias, podendo haver a liberação de um resultado falso negativo caso o exame seja realizado antes dos 30 dias.

Para entender o resultado do teste do HIV, é importante verificar se é reagente, não reagente ou indeterminado além dos valores indicados, pois normalmente quanto maior o valor, mais avançada é a infecção.

O exame de sangue para o HIV é feito com o objetivo de identificar a presença do vírus e a sua concentração no sangue, dando informações sobre o estágio da infecção. O teste de HIV pode ser feito por meio de vários métodos laboratoriais de diagnóstico, sendo o mais utilizado o método de ELISA. Os possíveis resultados são:

Reagente: Significa que a pessoa esteve e contato e se contaminou com o vírus da AIDS;

Não reagente: Significa que a pessoa não está contaminada com o vírus da AIDS;

Indeterminado: É preciso repetir o teste porque a amostra não foi clara o suficiente. Algumas situações que levam a este tipo de resultado são a gravidez e vacinação recente.

Em caso de resultado positivo para HIV o próprio laboratório utiliza outros métodos para confirmar a presença do vírus no organismo, como o Western Blot, Immunoblotting, Imunofluorescência indireta para o HIV-1. Assim, o resultado positivo é mesmo confiável.

No caso de resultado indeterminado, é recomendado que o exame seja repetido após 30 a 60 dias para que seja verificada a presença ou ausência do vírus. Nesses casos, o exame deve ser repetido mesmo que não existam sintomas, como perda rápida de peso, febre e tosse persistentes, dor de cabeça e aparecimento de manchas vermelhas ou pequenas feridas na pele, por exemplo. Conheça os principais sintomas do HIV.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP