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Verão 2020 começa no domingo: veja dicas para curtir a estação


Este domingo, 22 de dezembro, marca o início do verão, a estação mais quente do ano e também uma das mais esperadas para quem quer aproveitar as férias na praia, piscina, rancho... mas a estação também exige alguns cuidados, principalmente quando se trata de alimentação e hidratação.

Basta aumentar alguns graus no termômetro e os reflexos já começam a surgir. Sensação térmica de calor intenso, boca seca, fadiga, perda de apetite e náuseas são alguns exemplos de sintomas comuns das chamadas doenças de verão.

Outros sintomas como queda de pressão, vômitos e diarreia também podem aparecer nas pessoas que estão com essas enfermidades. Por isso se hidratar é uma importante estratégia para combater as doenças de verão. Mas quando elas já estão avançadas no organismo, a solução é procurar atendimento adequado com profissionais de saúde.

Para alcançar os objetivos deve haver um conjunto de fatores, como uma alimentação adequada, atividade física e não menos importante, a saúde mental. 

Por isso a importância de procurar profissionais como nutricionista e educador físico para auxiliar nesse caminho. As mudanças devem ser graduais e não radicais, para não ter alguma complicação na saúde física e mental. 

Dietas radicais apresentam um grande risco, que podem gerar uma compulsão alimentar e acarretar em alguns transtornos alimentares.

ALIMENTAÇÃO

No verão aposte sempre as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura da estação. Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Tempere as saladas com azeite, limão, vinagre. Evite maionese caseira e molhos prontos.

Prefira os cereais integrais que combinam com saladas e pratos frios em geral. As carnes magras são as mais indicadas nesta época, pois são mais facilmente digeridas, evitando desconfortos gástricos, além de serem mais saudáveis. O ideal é optar pelas carnes brancas de aves, peixes e cortes de carnes vermelhas magras.

Quanto à forma de preparo, varie entre cozidos, grelhados e assados, deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.

A recomendação de frutas que devem ser consumidas é de 3 a 4 porções por dia, e ao invés das sobremesas doces, opte por sugestões mais refrescantes nestes dias quentes de verão, como, por exemplo, frutas ou doces à base de frutas. Os mais indicados são sorvete de fruta no palito, saladas de frutas, flans, frozen, smoothies e gelatinas.



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