Notícias
Janeiro Branco: conheça a campanha de cuidados com a saúde mental


Janeiro Branco é uma campanha nova, ainda pouco conhecida, mas que alerta para uma situação muito importante: a saúde mental. A campanha é dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito delas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. A ideia é debater sobre psicologia, psiquiatria, saúde mental e emocional, para que muitos possam compreender essa ideia e se beneficiar de um acompanhamento adequado.

Todos precisam se compreender e conhecer a forma como lidam e reagem ao mundo, criando recursos para enfrentar as diversas situações da vida - o impacto diário na vida emocional, as situações familiares, os problemas financeiros, o estresse, as ameaças e os medos.

Mais importante do que uma cura é a compreensão da pessoa humana enquanto um ser que a cada dia constrói a sua existência. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é desenvolver e fortalecer habilidades e competências para lidar com as diversas situações da vida.

O cuidado faz parte das necessidades fundamentais para a sobrevivência da vida humana. Portanto, um tratamento adequado é visto no sentido de proteger, promover e preservar, ajudando a pessoa a encontrar sentido na própria existência.

A campanha Janeiro Branco começou em 2014 em Minas Gerais e hoje já conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil. A cada ano mais pessoas aderem e ajudam na campanha. Em muitas cidades é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto.

O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha. O primeiro motivo é que em janeiro as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental.

Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP