Notícias
Cuidados podem prevenir ou retardar o envelhecimento da voz


Cantores, jornalistas, artistas, operadores de telemarketing. Sabe o que essas profissões têm em comum? Todas se utilizam da voz como instrumento de trabalho. É recorrente o pensamento de que apenas esses profissionais devem cuidar do aparelho vocal, mas isso não é verdade.

Geralmente, as pessoas associam hábitos saudáveis apenas ao corpo. Mas as medidas também devem se estender a voz. Quem cuida dela, pode retardar ou evitar o seu envelhecimento, chamado por especialistas de presbifonia ("presbi" quer dizer envelhecimento e "fonia" som ou timbre da voz). 

Para ajudá-lo a preservar a sua por muitos anos, o Hospital Geral de Carapicuíba levantou algumas dicas, baseadas no portal do Hospital Albert Einstein, confira:

- Beber água é saudável em qualquer situação. E aqui esta é uma das dicas para manter a saúde da voz.

- Procure evitar itens condimentados, chocolates e leite em excesso.

- O café é uma ótima alternativa, principalmente após o almoço. Mas se tomá-lo em excesso, a sua voz pode ser prejudicada.

- A postura também pode influenciar. Então, deixe-a adequada.

- Se você é aquela pessoa que gosta de falar sem parar, reflita, pois é importante dar um descanso para a voz. 

- Não é necessário gritar para falar. Escolha conversar mais baixo. Com certeza, a pessoa estará ao seu lado, não sendo necessário chegar a esse extremo.

- Evite dialogar em locais onde o som está muito alto. Isso só esforçará a sua voz e se realizado com frequência, poderá prejudicá-la.

- Procure não usar roupas que apertem as regiões do pescoço, tórax e abdômen.

- Você pode pensar que por não usar a voz de modo profissional, não tem a necessidade de fazer exercícios para aquecê-la. Mas saiba que é preciso sim.  

- Procure ainda não pigarrear. Isso também pode prejudicar a sua voz.

- E por fim, não fume e evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.  

Com essas dicas você pode ter a saúde vocal de um cantor lírico e ser reconhecido como voz imutável, mas acima de tudo, voz saudável.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP