Notícias
Conheça a importância da mamografia, exame que pode salvar vidas


5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, data que objetiva sensibilizar sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 70% das brasileiras entre 50 e 69 anos têm acesso à mamografia – incluindo rede pública e privada. No entanto, dados da Pesquisa Avon/IPSOS – Percepções sobre o Câncer de Mama – revelam que apenas 20% das mulheres brasileiras fazem a mamografia ao menos a cada dois anos.

A mamografia preventiva, ou de rastreamento, não evita o surgimento do tumor, mas é o exame mais eficiente para detecção do câncer de mama ainda não-palpável clinicamente (com menos de 1cm), que apresenta alto índice de recuperação se for tratado adequadamente.

O exame é prescrito por mastologistas, atuam diretamente nos processos de estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação em todas as doenças que atingem as mamas. Como em todo início de consulta, o profissional precisa fazer alguns questionamentos, conhecido como anamnese, tais como históricos de saúde e familiar, hábitos saudáveis e não saudáveis, e as reclamações que levaram a paciente até a consulta.

O especialista realizará um exame físico da mama e poderá solicitar alguns testes complementares, como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética.

Com o resultado das análises iniciais, pode-se solicitar uma biópsia ou punção, para trazer diagnósticos muito mais precisos e detalhados.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP