Notícias
Janeiro Branco, a campanha de cuidados com a saúde mental


O ano passado não foi fácil para ninguém... pandemia, distanciamento e isolamento social, algo que nunca se viveu e, por enquanto, está um pouco longe de acabar. Por causa dessas e outras situações, foi instituída a campanha Janeiro Branco, que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.

Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha tem a proposta de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras, reforçando a importância de uma mudança de comportamento e mentalidade em vários níveis da nossa sociedade.

O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha. O primeiro motivo é que em janeiro as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental.

Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente. Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP