Notícias
Teste do Pezinho: HGC realiza mais de 4 mil exames por ano


Algumas gotinhas de sangue que podem salvar a vida: essa pode ser considerada a melhor e mais simples forma de explicar o teste do pezinho, exame responsável pela triagem neonatal, introduzido na década de 1970, para detectar precocemente diversas doenças entre os recém-nascidos.

Celebrado no último dia 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2001 com a criação do Programa de Triagem Neonatal.

HGC em Números 

O Hospital Geral de Carapicuíba, gerenciado pelo CEJAM, realiza cerca de 350 testes de pezinho por mês, totalizando mais de 4 mil por ano. De acordo com Geovania Biazi de Menezes Osiro, chefe do Departamento de Obstetrícia e Neonatologia do HGC, esse número reflete a combinação de cuidado entre os pais e colaboradores da unidade. 

“O teste do pezinho é um exame rápido e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas, que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida. Com este exame, é possível diagnosticar até 50 doenças. Muitas delas não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família”, explica Geovania.

Entre as principais patologias detectáveis estão a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme, as hemoglobinopatias, a hiperplasia adrenal congênita, a deficiência de biotinidase, entre outras. 

O teste do pezinho é essencial para garantir o desenvolvimento saudável dos bebês, evitando possíveis complicações e proporcionando qualidade de vida à criança.



Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP